Dúvidas sobre laudo de ecocardiograma: folhetos finos e alterações fibrodegenerativas

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Filament.io 1 Flares ×

Por Simone, no Yahoo Respostas:

Pergunta:

FOLHETOS FINOS,CALCIFICAÇÃO DO ANEL VALVAR…? SECUNDÁRIOS A ALTERAÇÕES FIBRODEGENERATIVAS.

Conclusão do laudo;

(1) Hipertrofia concêntrica do VE de grau importante em fase descompensada.
(2) Disfunção sistólica do VE de grau discreto.
(3) Disfunção diastólica de VE de grau discreto.
(4) Hipertensão arterial pulmonar de grau moderado.
(5) Insuficiência mitral de grau discreto
(6) Presença de discreto derrame pericárdio.

 

Resposta:

Por não saber a situação de saúde do seu esposo, precisarei fazer conjecturas para tentar explicar o resultado do laudo, repito, conjecturas dentro da lógica da cardiologia – vamos lá:

(1) Seu esposo deve ter hipertensão arterial ou outra doença que está machucando o seu coração e isso pode ter provocado hipertrofia concêntrica do VE (ventrículo esquerdo) – que é quando o músculo do coração “engrossa”, semelhante ao que ocorre quando pegamos peso na academia e nosso braço “engrossa” = hipertrofia – isso, no coração, não é bom. Indica que o coração vem sofrendo sobrecarga por muito tempo;

(2) Um coração “sofrendo” com hipertensão arterial (ou outra doença que machuque o coração) ele pode perder uma de suas funções principais que é a contração (a sístole) – portanto DISFUNÇÃO SISTÓLICA significa que houve perda da força de contração do coração em grau discreto.

(3) Disfunção diastólica – isso é algo comum em pacientes com hipertensão arterial ou outros problemas de coração, não gera preocupação.

(4) Hipertensão pulmonar em grau moderado pode ser uma consequência do “sofrimento” que este coração está passando . Isso é um dos motivos de falta de ar de origem cardíaca.

(5) Insuficiência mitral em grau discreto: não é problema. Quase todo mundo tem isso.

(6) Discreto derrame pericárdico: é o acúmulo de líquido na “capa do coração” e pode ser consequência de todo o quadro de “sofrimento” que o coração está passando.

(7) Alterações degenerativas é envelhecimento – algo natural, com nosso cabelo fica branco com o tempo, o nosso coração apresenta alterações de envelhecimento (fibrodegenerativas).

(8) MAIS IMPORTANTE: Procure o seu cardiologista e leve logo o laudo para ele tratar e/ou ajustar as medicações do seu esposo.

 

Mais alguma dúvidaDeixe a sua pergunta aqui.

23 comments for “Dúvidas sobre laudo de ecocardiograma: folhetos finos e alterações fibrodegenerativas

  1. 13/06/2012 at 1:09 am

    o que significa hipertenção arterial de grau importante ,pressão sistólica da art´ria pulmonar em cerca de 80mmhg.

    • 30/06/2012 at 11:05 am

      Olá, Marilda.
      Você deve estar falando hipertensão arterial PULMONAR em grau importante, não é mesmo? Pelo valor que você apresenta, 80mmHg, está realmente, muito alta… e por estar alta, o médico diz que a alteração é importante.
      Hipertensão arterial pulmonar é a pressão que o sangue faz/exerce sobre a artéria pulmonar (pequena circulação, artéria pulmoanr e seus ramos); semelhante ao que ocorre com a pressão arterial sistêmica (da circulação sistêmica – a famosa pressão alta).
      E merece tratamento e acompanhamento com cardiologista.
      Grande abraço.
      Leonardo.

  2. Tânia Garcia
    15/06/2012 at 12:04 am

    Dr Leonardo estou meio preocupada com o resultado do meu ecocardiograma: DISFUNÇÃO DIASTÓLICA LEVEDO VENTRICULO ESQUERDO GRAU 1, tenho 58 anos , sou hipertença, tenho hipotiroidismo, tenho deficiêcia renal, e tambem estou com neuropatia sencitiva, tenho o lado esquerdo todo dormente, esquenta muito as mãos e pés e agora esse problema que não sei na verdade o que é e se não bastace tambem tenho crises de labirintite, trato mas não da resultado o que faço Dr?

    • 30/06/2012 at 10:51 am

      Olá, Tânia.
      Disfunção diastólica leve do Ventrículo esquerdo – Grau 1 (também chamada de Relaxamento diastólico anormal do VE) é algo bastante comum e praticamente TODOS os pacientes que tem hipertensão arterial e outros problemas cardíacos apresentam.
      Vou fazer um post mais explicativo sobre isso, mas procure controlar a sua pressão arterial.
      Leonardo.

  3. talita
    11/07/2012 at 11:01 am

    oi doutor gostaria de saber o que hipertensacao arterial plumonar de grau discreto e como isso pode ser tratado pois antes eu nao tinha isso

    • 07/08/2012 at 9:54 pm

      Oi, Talita.
      A hipertensão arterial pulmonar é um nível de pressão que ocorre na artéria pulmonar e muitos casos é devido a problemas no coração ou na própria árvore de artérias do pulmão…
      Seu caso dependerá da avaliação do seu médico… e é difícil emitir uma opinião sem cometer erros de avaliação, entende?

      Leonardo

  4. junior
    09/08/2012 at 11:17 am

    ola dr poderia por gentileza me sanar uma duvida , tenho 25 anos sou ex tabagista fumei a vida inteira pareia sete meses tomei um baita susto minha pressao descontrolou na epoca 20/12 fiquei em panico parei imediatamente e tambem tenho problemas com obesidade imc 34 ,bom ja consegui emagrecer 14 kilos ate agora e nunca mais fumei agora so como peixes ricos em omega 3 verduras frutas e carboidratos complexos me sinto visivelmente mais forte e bem fisicamente muito embora tenha me ocorrido coisas e sencacoes estranhas que acredito sejam sequelas do meu passado tagagico e sedentario …bom minha duvida é meu ecocardiograma transtorasico o laudo fala que (anatomia e funcoes cardiacas estao normais) parametros todos ok tambem mas notei apenas uma observacao no laudo que me me preocupa obviamente por ignorancia no assunto veja fala assim O VENTRICULO ESQUERDO OBSRVASE DISCRETO MOVIMENTO SEPTAL ANOMALO… FORA ISSO INEXISTE QUALQUER OUTRA ALTERACAO SE PUDER ME ESCLARECER POR FAVOR FICAREI MUITO GRATO…..JUNIOR

    • 10/08/2012 at 10:08 pm

      Olá, Junior.
      Movimentação anômala do septo IV (interventricular)… ou movimentação anômala do septo, ou septal.
      Na maioria dos casos, é uma alteração/observação que não merece tratamento… mas é FUNDAMENTAL que procure o seu médico para esclarecimentos…
      Falarei, depois, sobre essa alteração no eco.
      Abraços.
      Leonardo.

  5. Majara
    23/08/2012 at 12:07 pm

    Olá Dr.!Minha mãe tem 60 anos, é hipertensa. O cardio solicitou um eco doppler, que mostrou turbulencia no atrio direito(insuficiência tricuspide). Ao diagnóstico,insuficiência tricuspide de grau discreto e disfunção diastolica grau I (ALTERAÇÃO DO RELAXAMENTO). Dr.Leonardo Alves, por gentileza, teria como o senhor explica-me esse resultado do exame?Muito grata.

  6. adriana
    03/09/2012 at 8:49 pm

    gostei da resposta,é dúvida e não consulta

  7. luciano henrique gonçalves
    06/09/2012 at 3:05 pm

    Dr..como vai??bom .. tenho 52 anos..tive um infarto aos 48..sempre fazendo ecodopplercardiograma…bom !!este ultimo que fiz..ainda não o levei ao meu médico..mais achei o resultado um pouco diferente dos demais….(camaras esquerdas ..apresenta parâmetros de disfunção sistólica leve,,e relaxamento diastólico anormal..)abaixo no exame vem::CONCLUSÃO..(VE COM DISFUNÇÃO SISTÓLICA LEVE…RELAXAMENTO DIASTÓLICO ANORMAL DO VE…REGURGITAMENTO MITRAL LEVE…..isto pode ser alguma alteração??? lembrando que:: já tive um infarto..fui submetido a duas angeoplastías….minha pressão segundo os médicos…é normal..sinto muita falta de ar ..me canso atoa..e sinto que os batimentos tem dias que são estranhos..como se não seguise aquele ritimo certo…parece que como se desse umas tropessadas..e nestes momentos..me falta um pouco de ar..gostaria de contar com um pouco de sua luz…desde já agradeço..abraços..

    • 06/10/2012 at 11:33 pm

      Olá, Luciano.
      Só o seu médico saberá se as modificações que vc diz que ocorreram em relação ao último exame merecem algum tratamento específico… Não deixe de levar o exame para ele avaliar.
      É difícil para mim, pela net, opinar sobre seu caso.
      Abraços.

  8. Marcele
    07/09/2012 at 8:26 pm

    olá Doutor Boa noite tenho 31 anos fiz um eco e resultado disfunção diastólica grau I estou muito nervosa com isso me ajude por favor pois coloquei na cabeça que estou doente.Grata desde já.

  9. carlos
    26/09/2012 at 6:21 pm

    Ola doutor, parabens pelo fórum!! Estava com sintomas de pressão alta e fiz teste de esforço que deu normal e ecocardiograma que acuso hipertrofia concentrica de ve de grau leve. ja entendi do que se trata, existe tratamento, cura? ja estou medicando para pressão arterial.
    grato

    • 07/10/2012 at 10:55 pm

      Olá,
      O melhor tratamento para as alterações provocadas pela hipertensão é CONTROLAR A PRESSÃO…
      Essa é a meta de qualquer médico.
      Abraços.

  10. Felipe Augusto Machado de Souza
    25/11/2012 at 8:35 pm

    Meu ecocardiograma deu um resultado inconclusivo, tudo normal, menos “possivel comunicação interatrial pequena (2mm?), até em interrogação pois não foi concluido, e insuficiencia tricuspide de grau discreto, e diametro VD esta em 27 mm quando no valor aqui deveria estar entre 7 a 16mm!,
    Estou passando por estresse e ansiedade e talvez um quadro de sindrome de panico, tomo rivotril 3 gotas ao durmir, e cebrilin toda manhã, a um mes!, e melhorou meu sintomas, que era taquicardia e medo de infarto, ia para o pronto socorro e dava em nada os eletros , tudo normal. Tenho 22 anos. Obrigado

  11. feliperudess
    25/11/2012 at 8:36 pm

    Meu ecocardiograma deu um resultado inconclusivo, tudo normal, menos “possivel comunicação interatrial pequena (2mm?), até em interrogação pois não foi concluido, e insuficiencia tricuspide de grau discreto, e diametro VD esta em 27 mm quando no valor aqui deveria estar entre 7 a 16mm!,
    Estou passando por estresse e ansiedade e talvez um quadro de sindrome de panico, tomo rivotril 3 gotas ao durmir, e cebrilin toda manhã, a um mes!, e melhorou meu sintomas, que era taquicardia e medo de infarto, ia para o pronto socorro e dava em nada os eletros , tudo normal. Tenho 22 anos. Obrigado

  12. jozimara gonçalves cavalcante
    11/12/2012 at 3:49 pm

    Doutor np exame ecocardiograma da minha mãe deu disfunção diastolica do ve grau II e eu já procurei no site e não encontro a resposta vc poderia me ajudar por favor

  13. Robson
    15/03/2013 at 9:29 am

    oi doutor bom dia ! meu ecocardiograma aparentemente deu quase tudo normal , so AE que deu 16 sera algum problema ? meu cardiologista esta de ferias e gostaria de saber se o senhor pode da alguma opiniao
    obrigado desde ja

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Filament.io 1 Flares ×