Valva mitral com discreto espessamento, o quê é isso?

Fiz o Ecodopple e o resultado deu: – valva mitral apresenta discreto espessamento de seus folhetos.

– Regurgitação mitral leve
– Regurgitação tricúspide discreta

Essas informações no ecocardiograma causam bastante estresse em muitos pacientes, mesmo não sendo doenças cardíaca.

 

Pergunta interessante, pois é uma dúvida frequente de vários pacientes:

1 – “discreto espessamento” é algo comum que ocorre nas valvas do coração. Significa isso mesmo, estão espessadas, ligeiramente mais “grossas” que o habitual. Conforme está descrito, está relacionado ao envelhecimento natural do coração e NÃO tem relação com doenças – NÃO é uma doença.

2 – Regurgitação mitral leve: A valva mitral é o sistema de regulação do fluxo de sangue que ocorre entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A valva abre para o sangue passar (do átrio para o ventrículo) e fecha para o sangue não voltar (do ventrículo para o átrio), ou seja para não REGURGITAR. Acontece, que o fechamento NÃO é completamente hermético e o não ocorre um ISOLAMENTO total do refluxo/regurgitação do sangue. Assim, quase sempre (85% ou mais das vezes) um pequeno refluxo/regurgitação acontece. O refluxo pode ser classificado em grau leve, moderado ou importante. Quanto menor (em grau leve) mais benigno e sem repercussão sobre o seu corpo.

3 – Regurgitação tricúspide leve: é a mesma coisa que ocorre na valva mitral, só que do lado direito do coração, entre o átrio e o ventrículo direitos. Também é algo benigno e representa algo tão comum que é NORMAL.

E então, respondi à sua pergunta? Deixe um comentário.

Não deixe de consultar o seu médico. Grande abraço.
Leonardo.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico cardiologista, CRMMG; 33.669, Mineiro, graduado na UFMG, turma de 1999. Adora medicina e gosta de contribuir com Posts e Temas relacionados à cardiologia e à saúde Cardiovascular, Alimentação saudável e Exercícios eficientes.

Share This Post On

44 Comments

  1. Obrigada doutor! Agora irei esperar a consulta do médico mais tranquila.

    Abraços.

    Post a Reply
    • poxa essa pergunta valeu para mim tanbem , to com o mesmo problema e aguardando a cinsulta. obrigada . to mas tranquila agora , porque ja chorei tanto . em fim valeu bgd mesmo. ass. rosa.

      Post a Reply
    • acho que entendi mas mando o meu resultado: leve espassamento valavar mito-aortico, com regurgitaçao moderada emitral leve. me escreva por favor.. posso levar uma vida tranquila ou preocupante. cardiologista disse normal… como normal?

      Post a Reply
      • acho que entendi mas mando o meu resultado: leve espessamento valvar mitro-aortico, com regurgitaçao moderada e mitral leve. me escreva por favor.. posso levar uma vida tranquila ou preocupante. cardiologista disse normal… como normal?

        Post a Reply
        • acho que entendi mas mando o meu resultado: leve espessamento valvar mitro-aortico, com regurgitaçao aortica moderada e mitral leve. me escreva por favor.. posso levar uma vida tranquila ou preocupante. cardiologista disse normal… como normal?

          Reply

          Post a Reply
          • Olá,
            O Normal que ele diz é que é comum, ou normal para a idade; pode ser uma modificação normal no coração (na opinião dele).
            Mas é difícil para mim emitir uma opinião sem ter lhe examinado – consulte o seu médico, acho melhor.

            Leonardo.

  2. Boa tarde Dr.
    Minha irmã marcou consulta com a cardiologista, mas ainda vai demorar, como ela está muito ansiosa querendo saber o que significa o resultado do exame: valvula mitral espessada com refluxo discreto, gostaria de uma explicação.
    Abraços.

    Post a Reply
    • Olá, Maria José.
      A sua dúvida é semelhante à dúvida da Fabíola, já respondida neste post… Dê uma olhada e veja se a resposta é suficiente.
      Espessada e discreto espessamento é a mesma coisa.
      Se não for, estou aqui, à disposição.
      Grande abraço.

      Post a Reply
    • Acho que sua dúvida é a mesma que está no post – no geral, diria para ficar tranquila.
      Estas alterações são habituais e não demandam tratamento (aliás, nem são doenças).
      Leonardo.

      Post a Reply
  3. Boa Noite Dr.Leonardo!

    Em 2010, fiz um doppler, que constatou leve espessamento mitral e valva mitral levemente espessada com regurgitação mínima. Bom, desde janeiro de 2011, faço exames, pois as minhas plaquetas estão baixas (62.000). Tenho PTI, e fico muito nervosa, pois não tomo remédios, e também ainda não posso ter filhos ( 30 anos ).Hoje, resolvi ver alguns artigos sobre o coração, e vi que em alguns casos de doenças do coração, as plaquetas podem estar relacionadas. Pode me ajudar?

    Aguardo ansiosa o seu retorno!

    Janaína, Rio de Janeiro.

    Post a Reply
    • Olá, Janaína. Obrigado pela participação.
      Não existem uma relação clara entre plaquetas baixas e doenças do coração…
      O que existe é que alguns medicamentos para doenças do coração (as coronariopatias) podem reduzir o número de plaquetas no sangue.
      Mas, no geral, não há uma relação direta e de muita importância.

      Quais doenças você ouviu falar?
      Leonardo.

      PS: se gostou do blog, clique no botão CURTIR acima, à direita.

      Post a Reply
    • fiz um ecocardiograma e o resultado foi : insuficiência valvar mitral discreta. isto é grave?

      Post a Reply
  4. olá doutor sinto um pesso no lado esquerdo, fiz o ecodppler e deu insuficiencia mitral de grau mínimo. preciso de informações. obrigada.

    Post a Reply
  5. Dr, tenho um dos folhetos da valva mitral mais espessa do que a outra. Isso por causar algo e como o tempo ela por aumentar o espessamento?

    Post a Reply
    • Olá, Daniel.
      Já mostrou seu exame para o médico ? Melhor que ele completa sua avaliação e lhe tranquilize.
      Em princípio, a diferença no espessamento, não faz tanta diferença.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  6. Óla Doctor! gostaria de saber se há tratamento, ja que no meu caso há taquicardia ao menor eforço……acima de 100 b/m

    Post a Reply
    • Olá, Ivania
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  7. espessamento de valvas aórtica, e algo que possa mim preocupar. o que significa.

    Post a Reply
    • Olá, Everton
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, infelizmente não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  8. Tenho Regurgitação mitral leve, será que pode dar problema em concurso publico ? Passei para Policia militar do Rio de Janeiro. Corro, pedalo, tenho uma vida regrada de atividade fisica e não sinto nada. Alguém pode me ajudar, tirando essa dúvida.

    Post a Reply
  9. boa tarde isso me ajudou sim…mas me pode tirar uma dúvida…isso me impede de ser jogador profissional de ténis…eu já esperimentei a jogar ténis com amigos em treinos jogava aos domingos de manhã…e até jogava toda amanhã e no fim me sentia perfeitamente bem…só um pouco cansado mas de resto tudo normal acha que me pode tirar essa dúvida agradeço sua resposta boa semana abraço !!!

    Post a Reply
  10. Olá Doutor, fiz um ECOCARDIOGRAMA e deu Insuficiência mitral discreta, refluxo discreto. Gostaria de saber mais sobre o assunto, pois qualquer problema no coração nos deixam angustiados. Desde já obrigada pêla atenção.

    Post a Reply
  11. Doutor, pode me passar seu email?

    att.,

    Alessandro

    Post a Reply
  12. oque leva este problema tem cura estou assustado obrgado FATIMA

    Post a Reply
  13. hj recebi meu eco e deu insuficiencia mitral grau leve e espessamento valvar mitral,tb tenho taquicardia e arritmia, e vindo aqui pesquisar sobre valvar mitral encontrei a resposta que queria. Obrigada, mas ainda gostaria de saber pq isso acontece e se tem algum tratamento que nao venha ser cirurgico. Abraço

    Post a Reply
  14. ola doutor tenho refluxo de valva mitral siscreto, sinto muita dor nas costas isso e normal pra quem tem esse tipo de problema isso e grave ou nao faco ezame anualmente, o medico disse pra nao se preocupau responda obrigado,

    Post a Reply
  15. ismael, na verdade fiz um exame do tipo ecocardiograma, já se senti com o astral muito baixo e se depara com o resultado tudo normal menos a valv. mitral e aórtica que apresenta espessamento, sem nenhuma esplicação do diagnostico. neste momento voce fica muito depresivo achando que o caso é grave e voce me diz que não doença? então me deixa muito aliviado.

    Post a Reply
  16. e se o volume sistolico e a relacao vdfe vier alterado o que quer dizer??

    Post a Reply
  17. Boa explicação para nos leigos Obrigada doutor!

    Post a Reply
  18. Olá Dr. como você afirmou no inicio do texto, o espessamento da valva mitral não é uma doença e está relacionado ao processo natural de envelhecimento do coração, porém realizei um exame anos atrás que acusou o espessamento da valva mitral, e na época eu tinha entre 14 a 15 anos, como isso é possível? Desde já obrigado!

    Post a Reply
  19. ola doutor

    adorei a sua pagina.
    eu de vez e quando fico com total falta de ar, tipo sufoco. fiz exames e deu: vavula mitral espessada com provável regurgitação. já li muito sobre isto e que um dos sintomas da regurgitação é a apneia ou dispeneia, no entanto a minha medica diz que a falta de ar não foi disso, mas muitos artigos dizem que pode ser. Senti que ía morrer fiquei sofucada com muita tosse.

    Obrigado

    Diana

    Post a Reply
  20. Diz-se que espessada é o envelhecimento do coração, mas meu fllho só tem 14 anos, ele operou o coração há 12 anos co doença de ebstein, o senhor pode me explicar melhor.

    Post a Reply
  21. Dr. Boa explicaçao sobre a regurgitaçao discreta da valva,vou aguardar mais tranquilo o retorno com o medico, fiquei um pouco preucupado mas agora aliviado,valewww.

    Post a Reply
  22. Obrigado pela informação bastante elucidativa

    Post a Reply
  23. oi Dr.leonardo eu ja ti fiz um comentario mas eu nao tive resposta tire minha duvida por favor fiz o ecocardiograma e o resultado foi valvula mitral aortica e tricuspide com espessamento dos seus folhetos regurgitacao mitral e trcuspide discretas funcao global normal mim responda por favor para mim aliviar eu vai demorar um pouca para eu ir a o cardiologista

    Post a Reply
  24. Bom dia Dr.
    Eu só queria se folhetos levemente espessados e estenose mitral leve é a mesma coisa ou são coisas diferentes.

    Post a Reply
    • Eu só queria saber se folhetos levemente espessados e estenose mitral leve é a mesma coisa ou são coisas diferentes.E prolapso da valva mitral e estenose mitral é a mesma coisa?

      Post a Reply
    • Olá, Stephany.
      Folhetos espessados é uma coisa, Estenose mitral é outra…
      Idosos e algumas pessoas tem folhetos espessados, algo normal…
      Quando o espessamento é muito, ou por doença, pode causar OBSTRUÇÃO NO FLUXO DE SANGUE PELA VÁLVULA = QUE É A Estenose Mitral.
      Abraços.

      Post a Reply
  25. DR.
    O envelhecimento natural do coração se dá a partir de que idade??

    Eric Torres
    O espessamento pode se dar por outros fatores que não a idade, como cirurgias cardiacas,febre reumática,dentre outros.

    Post a Reply
    • Olá, Stephany.
      Espessamento por envelhecimento normal é como cabelo branco… varia de pessoa para pessoa.
      Espessamento por doença e febre reumática já não é normal… é um desgaste adicional causado por uma doença.
      Abraços.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alteração segmentar da contratilidade – o quê é isso? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] 2 – Regurgitação mitral em grau discreto: isso é normal, encontramos este detalhe na grande maioria dos corações. Veja …
  2. Infarto e suas consequências ao coração. | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] leve (que já existia antes do infarto) e achar que foi o infarto que a causou, não; assim como …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>