Arritmia sinusal – um exemplo

Arritmia sinusal é quando o nó sinusal envia impulsos elétricos em intervalos de tempo irregulares, provocando batimentos com intervalos de tempo diferentes. A distância entre um batimento e outro varia, mas os batimentos (a forma que eles se formam no eletrocardiograma) é semelhante. A arritmia sinusal não costuma provocar sintomas de palpitação e são benignas (não levando a doenças ou à morte), sendo muito comuns em crianças e preocupação muito comuns dos pais. Veja o video.

 

Corro risco de vida?

No geral, a arritimia sinusal é bastante comum e não tem nenhuma relação com doenças. São alterações benignas e não costumam impedir a realização de atividades de trabalho ou atividades físicas.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico cardiologista, CRMMG; 33.669, Mineiro, graduado na UFMG, turma de 1999. Adora medicina e gosta de contribuir com Posts e Temas relacionados à cardiologia e à saúde Cardiovascular, Alimentação saudável e Exercícios eficientes.

Share This Post On

39 Comments

  1. Eu tenho 42 anos e esta noite e hoje ele está batendo desta formas, o que preciso fazer?

    Post a Reply
    • Olá, Silas.
      A arritmia sinusal é um achado benigno e não costuma causar problemas aos pacientes.
      Reduza o café, chocolate, bebidas à base de cola o estresse.

      Mas é bom ir ao cardiologista para ele certificar-se de que é Arritmia sinusal que você tem, pois, ás vezes, pode ser uma Fibrilação atrial e, esta sim, precisa de um tratamento mais adequado e rápido.

      Depois, diga-nos o que ocorreu em sua consulta… irá ajudar a outras que visitarem este blog.

      Abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • olá doutor ,meu nome é kátia tenho arritmia sinusal, ja fui ao cardiologista trez vezes e tenho sempre a mesma resposta de que nao corro risco de vida e o que tenho é normal. fico feliz ao ouvir isso mas logo q a batida enciste em mudar de ritmo lá vem minha preocupação de novo,não sei mas o que fazer para voltar a ter minha vida normal. por favor me ajude!!!!!!!!!!!!!!!tenho tres, filhos não posso deixa-los pois eles precisão de mim! obrigada!

        Post a Reply
  2. Olá, me chamo Édna, sou enfermeira tenho 26 anos e, venho apresentando pontadas e “tremores” precordiais há mais ou menos 2 meses, passei por um ECG que acusou arritimia sinusal, estou um pouco preocupada por ser de uma família de cardíacos, meu pai infartou com 38 anos,será que minha preocupação tem fundamento?

    Post a Reply
  3. Olá tenho 19 anos e fiz um ECG, ele deu como resultado uma taquiarritmia sinusal, tô um pouco preocupada, você poderia me falar mais sobre esse assunto ??

    Post a Reply
      • Olá Dr Leonardo !
        Tenho 32 anos , há 4 meses atrás estava em casa fazendo minhas tarefas cotidianas , quando meu coração deu um ” pulo’ depois disso ele começou a bater acelerado . O batimento era tão rápido que eu ouvia nas costas . Imediatamente larguei tudo e me deitei , os batimentos acelerados continuaram , mas eu não senti mal estar nenhum . Como não passou , fui ao pronto socorro . Chegando lá , o coração foi acalmando sozinho . Quando fui atendida 2h depois , ele estava normal . O médico me escutou mas não disse nada , perguntou apenas se eu era diabética ( não sou ) e me encaminhou ao cardiologista . Marquei a consulta , no dia ( uma semana após ) minha pressão foi aferida e estava 14por9 , fiz um eletrocardiograma no mesmo dia . O médico cardiologista me escutou , passou exames de sangue urina e um ecocardiograma biodimensional passou um atenolol 25 gramas . Sobre o meu eletrocardiograma ele não disse nada . Fiz todos os exames que deram o seguinte : Sangue normal , urina também o ecocardiograma deu que as funções são todas normais mas , a valva mitral tem um prolapso de folheto anterior e a conclusão final foi a seguinte : PVM leve sem repercussão hemodinâmica . Quero saber que tipo de arritmia eu tenho , se é provocada pelo prolapso ou não . Eu tive taquicardias 2 vezes na minha vida há anos atrás depois de ter tomado soro no hospital . Soro provoca arritmias ? até hoje só tive 3 episódios de taquicardia . Não tenho com frequência o que pode ser .

        Post a Reply
    • Ole1 Doutor,Descobri essa semana, qnuado fui fazer um check up, que tenho Bloqueio da divise3o antero-superior esquerdo . Fiz Outros exames: clednicos, ecodoplercardiograma, raio-X do tore1x e ultrasonografia. Todos deram normais. Fui ao meu me9dico (clednico geral) e ele me passou mais um exame de sorologia para doene7a de chagas, holter (24 hs) e um teste ergome9trico. Estou preocupado, pois tenho um histf3rico familiar ne3o muito positivo. Meu pai faleceu com 53 anos devido a um infarto fulminante . Tenho 42 anos. Ne3o fumo, bebo moderadamente e ne3o sou sedente1rio (ativ fedsica moderada). Fae7o acompanhamento anual com um cardiologista e nunca se revelou esse problema nos exames. Gostaria de saber o prognf3stico desse quadro? O me9dico falou da possibilidade de uso de marcapasso. Sere1 essa a perspectiva? O que essa situae7e3o promovere1 de mudane7a em minha rotina de vida?Antecipadamente, agradee7o por seus esclarecimentos.

      Post a Reply
  4. Dr Leonardo,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog. Realmente excelente.
    Minha dúvida é: sinto alguns apertos e dores do lado esquerdo do peito. Dois anos atrás fiz um ecocardiograma que acusou regurgitação discreta mas sem alteração da valva mitral. E 6 meses atrás fiz um teste de esforço que deu todo ok inclusive com ausência de arritmias. No entanto, continuo sentindo estes incômodos. Você acredita que vale a pena fazer um holter 24 ou apenas os testes acima já discartam qualquer problema mais sério?
    Obs: Tenho 34 anos, não fumo, não bebo, não sou sedentária nem obesa, não tenho diabetes nem hipertensão.
    Outra dúvida: meu coração as vezes quando estou muito relaxada chega a 49 batimentos. Não tenho nenhum sintoma associado mas acho este valor muito baixo. Isso é um arritmia ou pode causar algum problema?
    Obrigada!

    Post a Reply
    • Olá, Ana Lúcia.
      Tudo dependerá do parecer do seu médico.
      Respondi sua pergunta no comentário que fez em outro post.
      qualquer dúvida, fique à vontade, ok?
      Leonardo.

      Post a Reply
  5. Olá leonardo, adorei seu Blog.. parabens tenho uma dúvida talvez você venha me ajudar, eu sempre fui praticante de esporte, o Futebol. desde pequeno nunca tive nada, joguei ate os 15anos ate para ser jogador, e nunca me houve nada, só que depois de um tempo eu parei de jogar porque tive que me mudar enfim… ja com uns 17 18 anos, eu senti pela primeira vez uma coisa estranha no coraçao..um pulo.. eu tava sentado na mesa do computador e do nada “TUM” fiquei assustado mais como dei 1 pulo e fico normal, nem sintoma de nada eu tive continue no meu computador.. com 19anos, eu tava sentado na sala de aula… parado só q meio deitado (posiçao que se faz quando coloca os pés em cima da carteira), e me deu denovo isso, só que dessa vez parecia que ele estava “tremendo”, algo assim… e ai desesperado que sou, fui correndo pedir ajuda, porque eu não sentia ele batendo normal, e sim parecia que tremia, só que ai do nada também parou…passou quase 1 ano, e tive denovo isso.. essa tremida, dessa vez eu fui levantar da cama girando o corpo,( sem fazer força nehuma) e ai fiquei muito mais assustado porque não parava e eu achava que ia morrer, e então eu gritei, e quando gritei parou, ficou normal.. Fiz todos os exames, e nunca deu Nada..fiz holter,fiz eco, fiz tudo que o médico pediu.. tenho 22 e nunca mais deu isso, só que os pulos, ainda dá as vezes, só que quando começa a pular muito eu “arroto” e para..”faça que vou arrotar, e arroto mesmo e acaba parando os pulo” e Jogo bola ainda nunca tive nada.. só quando estou muito nervoso, ou ansioso ou com medo de algo ( me apresentar, jogar bola para um publico maior etc.) ME da esses pulos seguidos um do outro..Poderia me ajudar? desculpe o longo texto.. eu não sei mais o que fazer.. se continuo com esportes ou apro de vez

    Post a Reply
    • Oi, Bruno.
      O desespero, algumas vezes, acontece… E ele não é bom, pois dispara adrenalina e as palpitações tendem a aumentar.
      Não fique na dúvida, volte ao seu cardiologista, mas, de antemão, tente ficar bastante calmo até essa nova avaliação.
      Abraço.

      Leonardo.

      Post a Reply
  6. Outro detalhe doutor esqueci de mencionar, Quando estou com a barriga MUITO cheia.. me da esses “pulos” também… sempre que eu como alguma coisa á mais, tipo pizza, ou feijoada á mais do que o normal… ou quando fico totalmente sem comer, por muito tempo também…. mais quando faço que vou “arrotar” parece que passa.. se eu deitar do lado do coraçao também tenho a sensaçao que vai pular e ai tenho que me virar… como disse ja fiz todos os exames e nada consta… Me ajude

    Post a Reply
    • Olá,
      Os pacientes costumam relacionar as palpitações com alguns alimentos…
      Os mais famosos são a CAFEÍNA, Refrigerantes a base de cola, chocolates.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • tenho retimia ja fui no cardiologista estou tomando os remedio mais nao esta adiantando nada mim sinto tonta com mal esta e sem apetiri ja derde 6quilo menos de um mes isso

        Post a Reply
        • Olá, Misselenme.
          Ideal, então, é voltar ao seu médico pois o emagrecimento e o estresse excessivo podem estar lhe prejudicando muito.
          Não deixe de voltar ao seu médico, ok?
          Grande abraço.
          Leonardo.

          Post a Reply
  7. Ola, Dr. leonardo bom dia!
    Há 6 mese atráz fiz alguns exames cardíacos, e eles indicaram arritimias sinusal.
    já sinto esses sintomas desde o ano de 2008. Quando tive uma depessão.Acho que foi um dos sintomas que nao mais desapareceu, mais enfim, o exame realmente contatou o que eu sinto e é muito incomodo.A médica ja pediu que eu retarasse o café, refrigerante da minha dieta, mas nada mudau. Tem diaa que nao sinto absolutamente nada.Acabei de ter nenem e durate a minha gravidez esses sintomas desapareceram, e dois meses depois voltaram.

    Post a Reply
  8. dr.eu fiquei sabendo que eu tenho arritmia sinusal tenho 20 anos e o medico disse que eu poderia andar muito de bicicleta e jogar bola mais fiquei com medo de fazer essas coisas que eu fazia antes…posso mesmo fazer estas atividades…!

    Post a Reply
    • Olá, Charles.
      Se seu médico lhe orientou, pode sim.
      Como disse no post, as arritmias sinusais são comuns.
      Abraços.

      Post a Reply
  9. OLá, Dr. Leonardo desde criança meu eletro diz arritmia sinusal. hoje tenho 42 anos, as vezes meu batimento acelara mesmo estando em repouso. É normal 100 a 125 ???? fico cansada, parece que eu corri me sinto cansada, Devo me preocupar? Meu pai infartou aos 32 anos, minmha família tem problemas cardíacos. Agradeço se puder me responder

    Post a Reply
    • Olá, Valéria.
      Arritmia sinusal é diferente de Taquicardia sinusal…
      Arritmia sinusal é o que descrevemos no post.
      Taquicardia sinusal é quando a frequência do coração vai além de 100bpm (em repouso)… em repouso, eu disse! Pois quando ficamos ansiosos ou durante alguma atividade física… a Frequência aumenta e é normal.
      Acho interessante avaliar com seu médico para ele avaliar a presença ou ausência de algum problema ou doença coexistente.
      Quanto ao falecimento precoce do seu pai, sugiro fazer o básico: atividade física (com liberação médica) e alimentação saudável e controle dos fatores de risco (tabagismo, obesidade, sedentarismo, colesterol alto).
      Abraços.

      Post a Reply
  10. dr. me responda se arritmia sinusal tem algum problema se eu continuar a fazer atividades…tipo andar de bicicleta jogar bola enfim….e que eu fiz o eletrocardiograma e deu arritmia sinusal.obrigado dr.LEONARDO

    Post a Reply
    • Olá, Geferson.
      A arritmia sinusal, como disse, não costuma ter relação com o doenças…
      Mas, quanto à liberação para atividade física, deverá pedir opinião do seu médico, pois essa liberação envolve outros fatores mais abrangentes… e não lhe examinei.
      Abraços.

      Post a Reply
  11. Dr. Leonardo, eu sou Patricia e tenho 28 anos, estou com uma grande duvida, fiz um eletro e deu uma alteração, foi solicitado um eco e o resultado foi: 1)Refluxo tricúspide minimo (fisiológico): 2) VE de dimensão normal. SIV com contratilidade sugestiva de disturbio de condução intraventricular. Função sistologica global preservada. Disfunção diastologica. No final a medica pediu para controlar minha ansiedade pois meus batimentos estavam alto. Gostaria que o senhor me esclarecesse.
    Obrigada…

    Post a Reply
  12. OI Dr. meu nome é Thaís vou passar por uma cirurgia de redução de mama, o meu ECG deu arritimia sinusal. eu corro algum risco, devido a essa arritimia sinusal?

    Post a Reply
  13. Boa noite Leonardo Alves , eu fiz meu eletro Cardiograma e deu !

    Rirmo sinusal com frequência cardíaca média de 70 bpm.

    Arritmia sinusal,

    Sera que eu posso ser jogador de futebol tem alguma problema ?

    Post a Reply
  14. Oi Meu nome é daniel e minha namorada tem éssa Arretimia mas o doltor déla medicou um remédio que é o Atenol, éla diz que não adianta em nada porque as veses da uma dor no peito oque o Senhor Acha ? esse éssa arretimia é necessário tomar esse remédio ? Obrigado .ass Daniel

    Post a Reply
  15. Meu filho Mateus de 4 anos fez eletrocardiograma e foi constatado que ele tem arritmia sinusal.
    Estou preocupada
    Aguardo retorno.
    Grata,
    Vanessa

    Post a Reply
  16. oi doutor boa noite , sinto fortes dores no peito e fiz um eletrocardiograma que acusou arritmia sinusal. é normal sentir dores no peito sendo portador desse achado , ou pode ter ocorrido erro no diagnostico do exame ? obrigado

    Post a Reply
  17. Bom dia,
    Dr Leonardo Alves, meu pai de 76 anos fez um eletrocardiograma e foi constatado arritmia sinusal, frequência: 61 bpm SÂQRS: -10 graus. Devo ficar preocupada, ele pode continuar mantendo as atividades dele.

    Post a Reply
  18. oi doutor será que posso reprovar na pm com arritmia sinusal?lá fala arritmias complexas?

    Post a Reply
  19. o filho da minha amiga ele tem 8 anos fez o eletro e deu arritmia sinusal fvm;88bpm desvio do eixo para direita disturbio de conduçao pelo ramo direito correlacionar preciso so saber o que siguinifica

    Post a Reply
  20. Doutor primeiramente elogiar pelo blog realmente fantástico, eu tenho 16 anos e fiz um eletro e descobri que tenho arritmia sinusial, nesse msm dia horas antes consumir 300 mg de cafeína e taurina pode ter alterado o exame e essa arritmia causa náuseas e diarréia ?

    Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>