Dores de cabeça e Hipertensão arterial merece muita atenção.

cefaleia Dores de cabeça e Hipertensão arterial merece muita atenção.Olá, Doutor.
Tenho um marido que vem algum tempo apresentando forte dores de cabeça e é geralmente na região occipital ou do lado direito ou do esquerdo que se irradia para região ocular e vem seguido dos segintes sintomas: ânsia de vomito, tontura, sensação de desmaio e falta de ar. E sempre que acontece isso, verificou sua pressão e sempre dá convergente (120×100) por exemplo. Fico muito preocupada com sua sintuação. Há algum perigo a respeito disso. Desde de já o meu muito obrigada!

RESPOSTA:

Olá, Judite.

A cefaléia (dor de cabeça) causada pela pressão alta (é localizada na nuca-occipital) costuma ocorrer quando a pressão está muito elevada (170/110mmHg) ou mais (de acordo com a sensibilidade pessoal) e também costuma ocorrer pela manhã (melhorando ao longo do dia). O valor de 120/100mmhg também pode causar esta dor… principalmente se o seu marido não era hipertenso e a pressão está começando a ficar elevada. Mas …. mas … oriento-lhe a medir a pressão dele quando ele estiver sentindo-se bem… longe das crises de dor de cabeça (pois até mesmo a dor de cabeça pode causar uma elevação na pressão). Assim, para não confundir… meça a pressão também nos dias em que ele está bem, sem nenhuma queixa.

Os sintomas de “ânsia de vomito, tontura, sensação de desmaio e falta de ar” não costumam estar associados à hipertensão. O fato da dor irradiar-se para a região ocular pode estar relacionado à problemas oculares, mesmo. Já olhou se ele precisa usar óculos? Vá a um oftalmologista para descartar esta possibilidade ou ajustar o grau (se ele já usa óculos).

Importante:

1) Descartar ou confirmar que ele tem (ou não tem) hipertensão arterial.

2) Avaliação com oftalmologista.

3) Estando com Pressão arterial normal e Visão normal e esta dor de cabeça persistir, é bom que ele vá a um neurologista.

Medidas gerais: eliminar/evitar estresse; reduzir cafeína; dormir mais e melhor; fazer atividades de relaxamento.

Muito importante: Não fique medindo a pressão dele SOMENTE quando ele está com dor de cabeça! Meça quando ele estiver bem e ANOTE em uma caderneta e leve ao seu cardiologista de confiança.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico cardiologista, CRMMG; 33.669, Mineiro, graduado na UFMG, turma de 1999. Adora medicina e gosta de contribuir com Posts e Temas relacionados à cardiologia e à saúde Cardiovascular, Alimentação saudável e Exercícios eficientes.

Share This Post On

5 Comments

  1. Olá tenho 19 anos estou com uma dor muito forte na nuca ontem medi a pressão e ela estava 14×10 passei a noite toda com muita dor e hoje acordei com um peso enorme nas costas e na nuca estou muito preocupada oque posso fazer para melhorar?

    Post a Reply
    • Olá, Daiana,
      Inicialmente, reduza o sal da sua alimentação e controle o estresse.
      E marque uma consulta com seu médico de confiança.
      Outra coisa, faça algumas outras medidas da sua pressão e anote, levando-as ao seu médico, ok?
      Abraço.

      Post a Reply
  2. A cerca de 2 dias voltando da faculdade senti muita dor de cabeça, nunca tenho, exceto quando estou com sono, então fui dormir estava muito cansada, durante a noite acordei com uma dor de cabeça insuportável, latejando parecia que estava enfiando uma furadeira no meu cranio, sai pela rua, cai no chão gritando de dor, tive impressão de desmaio, não consegui sustentar o corpo de tanta dor, gritava, quando aliviou um pouco consegui chegar andando no hospital com ajuda de uma amigo, minha pressão estava normal, mas eu não consegui fechar a boca estava babando, quando a enfermeira injetou uma solução de dipirona com glicose parei de respirar sozinha, simplesmente não consegui puxar o ar, me colocar no oxigênio e me deram Diazepam, eu achei que ia ter uma convulsão meus olhos reviravam, depois de uns 40 minutos no respirando com aquele tubinho, voltei ao normal, permaneci consciente mas não tinha controle sobre o corpo, a médica do SUS disse que eu tive uma crise “histérica”, me perguntaram o tempo todo se eu havia me aborrecido, mas nada ocorreu, fui embora andando.
    Estou muito assustada, pois no inicio do ano tive uma queda e desmaiei gerando um corte no cranio, na UPA também não tiraram tomografia, isso estaria relacionado, devo procurar um neurologista, ou foi só uma crise de pelanca como disse a médica?

    Post a Reply
  3. Caro doutor, escrevo de Portugal. Está se a tornar vulgar, acabada a refeição, vir uma dor muito forte na zona occipital direita que se prolonga ao longo da tarde. Fiz análise aos triglicerídeos nessa mesma altura e tinha 408 após 1 hora de digestão. Os meus valores normais são ligeiramente acima dos 200. Que comentário pode o doutor fazer? Obrigado paulo serra

    Post a Reply
    • Mais um dado: na mesma altura tinha tensão 138, colestrol 172 e glucose 124.

      Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>