Arritmia sinusal e suas consequências na vida diária…

14 Flares Twitter 0 Facebook 11 Google+ 3 Filament.io 14 Flares ×
Captura de tela 2014 03 07 15.50.33 300x191 Arritmia sinusal e suas consequências na vida diária...

Ritmo Sinusal Normal

Uma arritmia muito frequente na prática do cardiologista é a arritmia sinusal. Ela acomete diversas pessoas e provoca uma preocupação muito grande nesses pacientes. Mas e então? Quais as consequências para a saúde do paciente?

O quê é Arritmia Sinusal?

Arritmia sinusal é uma alteração nos batimentos cardíacos. Ela ocorre quando o nó sinusal manda impulsos elétricos para o coração de forma não-simétrica. É o nó sinusal que ordena o batimento do coração e ele costuma fazer isso de forma rítmica, em tempos regulares. A arritmia sinusal ocorre quando este comando é feito de modo NÃO-regular, em intervalos de tempos IRREGULARES.

 

Arritmia Sinusal Causa Sintomas?

No geral, não! Entretanto, alguns pacientes podem sentir palpitações. Leia mais sobre arritmias neste link.

 

Arritmia sinusal me impede de fazer atividades físicas ou outra atividade?

Não, também não! Se o paciente for saudável e se não houver nenhuma outra situação clínica, não haverá problemas para o paciente. Aliás, arritmia sinusal nem é uma doença em si. É uma alteração no eletrocardiograma e não provoca sintomas e nem impede o paciente de realizar qualquer atividade física.

 

Então não preciso nem fazer check-up?

Calma, não disse isso! Qualquer pessoa deve e precisa fazer uma avaliação com o seu cardiologista de confiança para afastar a presença de doenças que impedem a realização de atividades físicas. Apesar da arritmia sinusal não ser um motivo para impedir atividades físicas, outras doenças poderão ocorrer e é importante e mandatório ter uma avaliação do seu cardiologista.

18 comments for “Arritmia sinusal e suas consequências na vida diária…

  1. thiago
    29/03/2012 at 10:27 am

    Eu estou com arritmia sinusal e disturbio de condução pelo ramo direito. Algum desses pode levar a morte?

  2. Janaina de sousa.
    19/04/2012 at 12:40 pm

    Olá estou gestante de 6 meses tenho sentido algumas sicopes, o medico pediu um eletrocardiogra, e um ecocardiograma no eletrocardiogra foi diagnosticada uma arritmia sinusal o medico me encaminhou para um cardiologista, preciso saber se minha filha corre o risco de nascer com esse problema ou se há riscos durante o parto pois no momento em q eu faço esforço fisico eu desmaio e demoro tornar. Ha um ano atraz eu fiz um tratamento de extra sistole com um cardiologista achei q estava tudo bem.

  3. Emanuelle
    06/07/2012 at 5:08 pm

    Dr. MEu filho tem 6 meses e começou a apresentar uma irregularidade no batimento. No dia que notei estava baixo cerca de 75 bpm dormindo, alem dos intervalos tb estarem irregulares. Foi no mesmo dia que começamos a dar domperidona devido a refluxo. A gastro entao disse pra retirarmos a domperidona, pois poderia causar arritmia sinusal. Retiramos e ele nao apresentou mais bradcardia, porém ainda está com os intervalos irregulares. Faz tipo tum tum tum tum tum tum. Nao sei se consegui ser clara rsrsrs. Li a respeito na internet que ela é intensificada na bradcardia e diminui na taquicardia, e é o que acontece com ele, por isso, percebo mais quando ele está dormindo. Será que é realmente isso? Em crianças é normal? é perigoso? E porque será que antes ele nao apresentava, e depois que retiramos o remedio ainda esta apresentando?
    desde já agradeço a atençao!!

    • Emanuelle
      06/07/2012 at 11:37 pm

      não apareceu o espaço é: tum tum tum … tum tum tum.

      • 28/07/2012 at 2:55 pm

        Olá, Emanuelle.
        Entendi o seu “tum tum… ” rs.
        Abraços.

    • 28/07/2012 at 2:53 pm

      Olá, Emanuelle.
      A arritmia sinusal é uma alteração bastante comum entre crianças e é, até mesmo, um amadurecimento do sistema de condução.
      É importante levar o seu filho a um médico cardiologista de sua confiança para que ele emita uma opinião mais acertada.

      grande abraço.
      Leonardo.

  4. Liliana
    05/11/2012 at 1:54 pm

    Olá,
    Tenho 29anos e há cerca de um mês comecei a sentir (em situações pontuais) palpitações e um aceleramento do batimento cardíaco brusco. Isto já me aconteceu em repouso (sentada) e em esforço (prova de bicicleta) sendo que na última cheguei a ter muita dificuldade em respirar.

    Entretanto fiz um ECG e no relatório diz que tenho “Arritmia sinusal e Bloqueio Incompleto do ramo direito”, sendo o ritmo sinusal de 58/min. No ECG anterior a este, feito já há cerca de 5 anos atrás tinha bradicardia sinusal (ritmo sinusal de 42/min).

    Irei com certeza mostrar os exames ao médico, mas como é difícil e demorado conseguir uma consulta, deixo aqui as minhas perguntas:

    Tenho de ter algum cuidado especial devido a estes resultados? Aparentemente pelo que tenho lido, não é nada de grave… mas então o que explicaria as situações em que sinto o mal estar e a aceleração cardíaca e dificuldade em respirar?

    Obrigada desde já pela ajuda.

  5. Julyenne Wolski
    05/11/2012 at 3:59 pm

    Olá, tenho arritimia sinusal e prolapso da valvula mitral.
    voce sitou que a arritimia não impede de fazer atividade fisíca.
    Mas ontem eu estava jogando futebol e tive uma crise, pesquisei e os sintomas que tive batem com o do prolapso, eu me trato a 5 anos mas meu médico diz que não tenho nada e que estou apta para fazer atividades, mas e porque não consigo realizalas e sempre que vou ao 24 horas chego la com arritimia?

  6. Maria Edilania Peixoto Bezerra
    12/01/2013 at 5:08 pm

    olá,meu nome é Edilania tenho 30 anos e tenho uma filha com 6 anos de idade que esta com Arritmia sinusal e um bloqueio de ramo direito leve,gostaria muito de saber suas consequências ou melhor um explicação sobre o assunto.

  7. Cris
    19/01/2013 at 7:27 pm

    ooi doutor , eu tenho arritmia sinusal, descobri a 3anos mais o menos , só que nesse tempo eu tenho muitas pontadas , muita falta de ar , quando acontece isso começo a tremer , meus braços amortecem , minhas veias parecem doer. Isso é normal pra quem tem arritmia sinusal ?

  8. ANDRÉ
    02/03/2013 at 2:04 pm

    Dr. Boa tarde!!! Queria que o sr tirasse algumas duvidas , sou praticante de corrida, a mais de 10 anos, sente tive uma vida saudável , tenho 38 anos, sem histórico familiar de doenças cardiológicas, nao bebo, nunca fumei e nunca usei drogas….em fim, durante um treino pela manha, no meu 8 km, senti um desconforto no pescoço, parei imediatamente e observei o meu frequencimetro, vi o batimento pular de 165 pra 237, estava correndo, então ele estava a 165 bat, mantive a calma e ele começou a abaixar até 100 muito pouco tempo, nao tive dor no peito, nao tive tontura, nada!!! Se nao tivesse sentido o desconforto no pescoço, poderia até achar que foi um mau contato do relogio…
    Fui direto a um hospital especializado em cardiogia, fiz um eletro, deu nada !!!’ No dia seguinte fui ao meu dr e ele me passou um holter 24 horas, um ecocardiograma, exame de sangue e um ergoespirometria .
    Resultado: no eletro deu nada, no exame de sangue normal, no ecocardiograma perfeito normal, no ergoespirometria, normal sem arretimia tudo normal, no holter 24 horas, em 75.616 batimentos, tive ( 8 isoladas – arretimia supraventriculates ) e 1 isolada, das quais ( arretimia ventriculates ) na conclusão : extrassistoles atriais raras e extrassistoles ventricular única.
    Tenho bloqueio de ramo direito, minha mãe tem, em alguns exames sai como bloqueio de ramo direito e uns sai atraso final da condução intraventricular do ramo direito, sobre esse bloqueio em todos os exames sempre aparece desde o primeiro exame a 10 anos atras, e me disseram que nao existe problema algum, até exame de doença de chagas eu fiz, no qual dei negativo….
    A minha pergunta e a seguinte:
    Esse resultado do meu holter e preocupante ?
    Existe um outro exame que eu possa fazer pra me despreocupar, pois depois do acontecido, continuo treinando normalmente, mais minha cabeça nao esta boa, durante a corrida chego até sentir uns desconfortes no pescoço , mais os batimentos sempre normais, sem arretimia no frequencimetro…
    Esse meu bloqueio pode aumentar o grau com o passar dos anos?
    Sera que posso continuar minhas corridas, adoro esporte…
    Me desculpe pela grande questionamento

    Abraço

    ANDRÉ

  9. Victor
    10/07/2013 at 5:09 am

    Olá tenho 16 anos e tenho arritmia sinusal desde pequeno. queria saber se arritmia sinusal pode levar a morte? (

  10. Gabriel
    20/07/2013 at 11:31 pm

    arritmia sinusal e bloqueio incompleto do ramo direito impede a pratica de atividade fisica??????????????Preciso saber O MAIS BREVE POSIVEL.OBRIGADO

  11. Lucas Martins
    01/10/2013 at 12:54 pm

    Dr. Tenho uma leve arritmia e um leve sopro. Fiz exames que o confirmaram. Tenho 19 anos , jogo futebol desde os 8 anos. Passei por vários grandes clubes, fiz exames e nunca apresentou problema algum, só agora. Corro e malho muito. Nunca senti nenhum sintoma. Algum desses dois problemas me impedem de continuar fazendo essas atividades ? Obg!

  12. fillipe
    24/01/2014 at 10:20 am

    bom dia, gostaria que me tirasse uma duvida, estou prestando um concurso publico e estou para entregar meus exames, tenho 22 anos e meu ECG deu arritmia sinusal, no edital diz que arritmia cardiaca é causa incapacitante para que eu tome posse no concurso, pergunto; posso ter problemas quanto a este tipo de arritmia?

  13. Wagner luiz
    09/04/2014 at 1:55 pm

    Ola fiz um eletro e no resultado deu alteracao moderada do ecg, arritimia sinusal e algo grave?

    • 10/04/2014 at 10:07 pm

      Olá, Wagner.
      Alteração moderada? quê tipo de alteração? É bom conversar com seu médico.
      Quanto à Arritmia sinusal, é o que está descrito no post.
      Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

14 Flares Twitter 0 Facebook 11 Google+ 3 Filament.io 14 Flares ×