Bloqueio do ramo esquerdo – BRE…

Quando um cardiologista vê um bloqueio do ramos esquerdo no eletrocardiograma, mentalmente ele tem alguma preocupação, pois ele precisará determinar a causa daquele bloqueio. Existirá alguma doença por trás? Será um bloqueio isolado (sem doença)?

Semelhante ao bloqueio do ramo direito, o bloqueio do ramo esquerdo (BRE) é uma alteração comum na prática dos cardiologistas.

 

Repito o que disse no bloqueio do ramo direito, mas, desta vez, pensando no lado esquerdo do coração:

 

“Para que a eletricidade chegue a todo o coração, é necessário fios condutores que são três tipos principais:

a) Condução Átrio-ventricular (A-V): leva o pulso elétrico do nó sinusal (o gerador) até os ventrículos.

b) Feixes ventriculares: existe o feixe DIREITO e o feixe ESQUERDO. Estes feixes (fios condutores) levam o pulso elétrico até todas as partes do ventrículo direito e do esquerdo.

 

bloqueio do ramo ESQUERDO é quando ocorre um bloqueio/problema/dificuldade na condução do impulso elétrico pelo lado esquerdo, pelo feixe (fio) do lado esqerdo do coração… Por outro lado, o bloqueio do ramo DIREITO é quando este bloqueio ocorre no feixe que está no lado direito do coração.

 

Quais as doenças causam este BRE (esquerdo):

Difícil dizer, pois são muitas. Mas, mais importante do que listá-las e tranquilizar o paciente realizando os exames adequados que mostrarão se estas alterações são realmente provocadas por uma alteração no coração.

Muitas vezes, o exame clínico do paciente e uma radiografia de tórax já dão indícios de que a saúde do paciente está boa.

Caso o médico persista com dúvidas, ele poderá lançar mão de exames adicionais/complementares como o ecocardiograma – este exame trará muitos esclarecimentos para o cardiologista.

 

Mas o BRE mata? 

Não! Por si só, o BRE não mata. O que pode matar é a doença de base.

Vamos entender: Se o paciente tem uma insuficiência cardíaca (uma deficiência importante na musculatura do coração) é a presença desta doença que causará problemas ao paciente e não a presença do BRE. Então, o seu cardiologista é que terá que controlar a sua doença de base e tentar reduzir a chance de problemas súbitos.

 

O BRE pode ser normal?

Veja bem. Normal não é. Mas o paciente pode ter somente este BRE e não ter nenhuma doença de base que possa preocupar o paciente. O BRE também pode ser intermitente (ou seja, aparecer e desaparecer dos eletrocardiogramas). Também poderá ser congênito e estar presente desde o nascimento do paciente, sem causar nenhum problema ao longo da sua vida.

 

 

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico cardiologista, CRMMG; 33.669, Mineiro, graduado na UFMG, turma de 1999. Adora medicina e gosta de contribuir com Posts e Temas relacionados à cardiologia e à saúde Cardiovascular, Alimentação saudável e Exercícios eficientes.

Share This Post On

67 Comments

  1. Doutor, o senhor disse que O BRE também pode ser intermitente. Isso acontece tb no brd? Pq pode aparecer no ecg e depois desaparecer?bjo

    Post a Reply
  2. Doutor,

    Li com bastante atenção este seu artigo, e deixe-me fazer-lhe uma pergunta. Um paciente que apenas tenha BRE sem qualquer alteração da musculatura do coração, até que ponto poderá praticar desporto profissional ou semi-profissional?! Como poderá o paciente saber os seus limites cardiacos?!
    Abraços
    Hugo

    Post a Reply
    • Olá, Hugo.
      O BRE de forma isolada, dificilmente traz problemas para o paciente realizar atividades físicas.
      O limite? impossível definir, mas os exames complementares que o cardiologista solicita são suficientes para avaliar e dar ao paciente uma noção próxima.
      O importante é o coração normal – se está com musculatura normal e força de contração normal, entende-se que o paciente está normal, com um eletrocardiograma alterado (BRE), o que não impede para a prática de atividades físicas. Mas isso só depois de uma avaliação cardiológica de um médico cardiologista, entende?

      Leonardo.

      Post a Reply
      • Obrigado Doutor desde já pela sua resposta.
        Eu fiz-lhe esta pergunta, porque eu sou um doente de BRE. Mas não me consigo resignar ao facto de não poder praticar o meu desporto favorito -Bicicleta, que em muitos momentos faz-me andar a pulsações um pouco elevadas.
        Eu neste momento já fui efectuar um Electrocardiograma com Holter de 24horas e nos durante o dia de amanhã irei efectuar um Ecocardiograma.
        Vamos a ver o que vai sair daqui…

        Post a Reply
      • Olá Doutor,
        Tenho um bloqueio do ramo esquerdo que só foi detectado um mês depois de estar a tomar um beta bloqueante. O meu médico pensou que poderia ser do medicamento, pois tinha feito um ECG e um eco-cardiograma antes de começar a tomar o medicamento e estava tudo normal. suspendi o medicamento e repeti o ECG, o bloqueio mantém-se. Assim, o médico deduziu que era um problema degenerativo. É possível isto acontecer no , no prazo de um mês? Tenho vontade de suspender a tomada do beta bloqueador. O que lhe parece tudo isto?
        Grata, Teresa Almeida

        Post a Reply
        • Olá,
          O BRE pode ser intermitente… ocorrer em uma situação e desaparecer em outra…
          Vejo que seu médico já está lhe examinando e acompanhando o seu caso; mas não suspenda medicações sem o aval do seu cardiologista, ok?

          AVISO:
          Esse blog não é consultório médico; não se configura consulta médica virtual, bem como segunda opinião médica.
          Faça a consulta com seu médico, pois ele é o mais indicado para emitir um parecer adequado sobre seu caso.
          Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/leonardo.alves.cardiologista
          Abraços.

          Post a Reply
  3. Olá,
    BRE é uma observação no eletrocardiograma… Apesar de ter até uma classificação internacional de dença – um código no CID10, ela não é considerada uma doença pelos médicos…

    Como dissemos nos posts, tudo dependerá de como o seu coração está e o seu médico já vem avaliando-o adequadamente, pelo que você nos diz.

    Também gosto de bicicleta e faço trilhas… É um excelente esporte.
    Boa sorte e não se esqueça de deixar uma mensagem relatando sua experiência, ok?

    Abraços.

    Post a Reply
    • Olá Doutor.
      Venho deixar a mensagem relatando a situação em que me encontro.
      O Holter apenas mencionou duas extra-sistoles isoladas e tudo o resto estava normal para um paciente de BRE.
      Posteriormente o Ecocardiograma também apresentou tudo normal, desde a contracção ao tamanho do coração, estando todos os parametros dentro do normal.
      Mesmo assim, fiquei com medo dado que gosto de desporto como falei, e apenas me aconselhavam a estar numa média de 120 pulsações cardiacas. Perguntei se podia fazer mais algum exame para poder avaliar a extensão do BRE e foi-me falado de um exame sanguineo chamado NT Pro-BNP que recebi hoje e graças a Deus aparenta estar dentro dos limites impostos.
      Eu só quero entender tudo isto, saber o que posso fazer na vida e acima de tudo não deixar de poder andar de bicicleta (seja em subida ou descida) sem pensar que estou a chegar as 170 pulsacoes e posso cair para o lado e morrer.

      Post a Reply
      • Olá, Hugo.
        A frequência cardíaca máxima de uma pessoa gira em torno da fórmula:
        220 (menos) – a Idade: Assim, se você tem 20 anos, a sua FC máxima será de 200bpm.
        Se você tem 40 anos, será de 180bpm.
        Se você tem 60 anos, será de 140bpm.
        Os educadores físicos trabalham com faixas e percentuais sobre esta FC máxima e a faixa de 65% é uma boa faixa de frequência cardíaca – mas isso com a avaliação de um educador físico e após ter sido liberado por um médico, ok?
        Abraçso.
        Leonardo.

        Post a Reply
  4. Oi doutor me chamo sandra o meu medico disse que eu esto com bloqueio no coraçao .Eu queria sabe mais sobre o bloqueio do coraçao Deus abençoa o senhor.

    Post a Reply
    • Olá, Sandra.
      Obrigado.
      As orientações costumam ser de forma geral e a necessidade de consultar o médico sempre é necessária.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  5. Oi Dr. Leonardo! Estou descobrindo que estou com BRE, meu ventrículo esquerdo está ligeiramente aumentado (está maior que o normal) já fiz, ECG, raio x de torax, holter, ecodopler e por ultimo uma cintilografia para levá-la ao cardiologista e ver as causas do BRE. minha duvida consiste em minha ansiedade pois ele não me liberou para exercícios até descobrir a causa do bre e so estou engordando! O stress pode causar o BRE pois sou muito…muito nervosa, ansiosa e agitada ( sinto como se meu cérebro girasse a 1000 por hora!). Obrigada Dr. e boa noite!

    Post a Reply
    • Olá, Patrícia.
      É interessante que o seu cardiologista faça uma avaliação completa para saber (ou, pelo menos, tentar saber) a causa do BRE.
      Algumas vezes, na grande maioria das vezes, não encontramos uma causa específica.

      Quanto á ansiedade, não! Ela não causa o BRE.
      Espero que seu cardiologista a libere para a atividade física.

      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  6. Dr.Leonardo, há cinco meses terminei a quimioterapia e há dois meses a radioterapia, devido a um Ca na mama direita. Em junho meu ecocardiograma estava normal. Esta semana fui ao cardiologista, p exames p academia de ginástica, e o eletro constatou o BRE. Minha pergunta é a seguinte: a quimio ou a radio, bem como o uso Tamoxifeno, podem causar a BRE. Obrigada e aguarda resposta, estou muito preocupada.

    Post a Reply
    • Olá, Eliane.
      Em princípio, não, mas é bom perguntar isso ao seu cardiologista.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  7. Parabéns por nos ajudar tantooooooooo !!!

    Post a Reply
  8. Quais as causas do Bloqueio Incompleto esquerdo ??
    E tem salvação ? qual o tratamento ? cirurgia ? marca-passo?
    Obrigado Dr.

    Post a Reply
    • Opa,
      Calma… Acalme-se…
      Bloqueio incompleto do ramo esquerdo é um bloqueio em menor nível que o BRE completo (de 3o. grau).
      Tenho certeza que o seu médico lhe orientará adequadamente…
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Ola Dr.
        Fui ao médico (Clinico Geral) com dores no peito (lado esquerdo) dormência no braço esquerdo e choques pelo corpo.. minha pressão estava alta.. ele solicitou exames de sangue, fezes, urina, eletrocardiograma, raio x do coração e da base. no laudo do eletro deu Bloqueio Incompleto do Ramo Esquerdo e no Raio X deu Aspecto radiográfico normal.. ele me receitou o remédio para pressão e disse que não seria necessário me encaminhar para o Cardiologista.. e ainda me liberou para pratica esportiva.. Você concorda ou acha que devo mesmo assim procurar um especialista ? Obrigado.

        Post a Reply
  9. Olá Doutor,
    Descobri essa semana, quando fui fazer um check up, que tenho “Bloqueio da divisão antero-superior esquerdo”. Fiz Outros exames: clínicos, ecodoplercardiograma, raio-X do toráx e ultrasonografia. Todos deram normais. Fui ao meu médico (clínico geral) e ele me passou mais um exame de sorologia para doença de chagas, holter (24 hs) e um teste ergométrico. Estou preocupado, pois tenho um histórico familiar não muito positivo. Meu pai faleceu com 53 anos devido a um “infarto fulminante”. Tenho 42 anos. Não fumo, bebo moderadamente e não sou sedentário (ativ física moderada). Faço acompanhamento anual com um cardiologista e nunca se revelou esse problema nos exames. Gostaria de saber o prognóstico desse quadro? O médico falou da possibilidade de uso de marcapasso. Será essa a perspectiva? O que essa situação promoverá de mudança em minha rotina de vida?
    Antecipadamente, agradeço por seus esclarecimentos.

    Post a Reply
    • Olá, Célio
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • olá, doutor
        Minha mãe tinha bloqueio do ramo esquerdo do coração, ja estava tratando a 3 anos, e os medicos nunca falavam nada, pediam exames e mais exames, ate que resolveram que ela teria que fazer a troca valvular, ela fez todos os exames necesários e ficou aguardando a cirúrgia , mas morreu derepente 30 dias depois , de tanto esperar que os medicos fizessem essa cirurgia, hoje faz quinze dias que ela faleceu, e não sabemos o porque dessa morte repentina. Peço que que me de uma soluçao , se precisar até mando todos os exames dela, mas ela era aparentemente saudavel.

        Post a Reply
  10. Oii, eu descobrir que tenho um Bloqueio no ramo esquerdo, Sintos Falta de Ar, queroo saber o que os sitomas?? são do bloqueio? o que eu devo fazer? beijjos

    Post a Reply
  11. Bom dia, doutor!
    Fui diagnosticado com BRE de 1º grau em 2008, sendo que realizei exame de stress farmacológico para investigar possível isquemia, sendo que o resultado não revelou nenhum problema. Agora em 2012, em exame de rotina, foi observado que o BRE evoluiu para 3º grau. Fiz teste ergométrico e apenas senti um incômodo no ritmo cardíaco que estava bastante acelerado quando já estava em repouso. Também realizei o ecodoppler que revelou disfunção diastólica do ventrículo esquerdo de grau leve. Gostaria de saber se tenho restrição ao vôo, pois algumas vezes me sinto muito mal, com alguma dificuldade em respirar, sobretudo em aeronaves sem pressurização e gostaria, também, de saber se isto contribui para esta evolução do BRE.

    Post a Reply
  12. Dr. Leonardo passei a ter BRE 3° grau após os 47 anos , tem a ver com idade? fiz avaliação com eco-dopller e cintilografia , os medicos disseram que o problema não afetou ritmo cardiaco nem miocárdio nada , a uns 4 anos não faço mais exames cardiacos , com medo de ; não afetou mas ja ja vai afetar….

    Post a Reply
  13. ESTOU ANCIOSA POR UMA RESPOSTA , E GOSTARIA DE RECEBE-LA VIA EMAIL, OBRIGADA.

    Post a Reply
  14. Dr. parabéns pelo post. é orientador e transmite informações adicionais. Logicamente que cabe ao médico do paciente a devida orientação. Mas não deixa de ser uma maneira sutil de transmitir outras informações.
    Tenho BRE há dois anos. A cada 6 meses faço avaliação cardiológica. No ECO, há 4 anos vem constatando Disfunção diástólica do ventrículo esquerdo grau 1 e ectasia dos seios aorticos de grau discreto. A cintilografia foi normal somente fazendo a observação do BRE. exames sanguíneos são bons com baixo colesterol. A única restrição que me apontaram é evitar grande esforço físico para não alterar a aorta. Evito gorduras, bebidas, etc. Faço caminhadas de 4 km diariamente, num prazo de 50 a 60 minutos. Ao final sinto cansaço, mas depois de um repouso me restabeleço. Algumas dúvidas: Quais os cuidados que tenho que tomar? O BRE mata? Há algum remédio que possa amenizar esse bloqueio? Seria a AngioTC das coronárias o exame mais apropriado para o quadro? E o efeito do contrastre de iodado, pode afetar os rins? Fico no aguardo de sua manifestação.

    Post a Reply
  15. Tenho BRE 3- Arritmia- Fibrilação Atrial- Isquemia cardíaca e infartei em 10/08/12. IAM tive Câncer de mama há 30 anos.Preciso fazer cateterismo pois o médico disse que precisarei com certeza colocar stanti outro médico disse que meu caso é crônico e é melhor eu ir ficando só com os remédios pois deve-se avaliar os riscos e os benefícios por favor me dê uma orientação com urgência! Muito,obrigada Neuza.

    Post a Reply
    • discreto disturbio na condunção do ramo esquerdo e grave
      me de uma orientação ,pois estou ansiosa
      obrigada

      Post a Reply
  16. Olá Dr. me chamo Avelino, tenho BRE e estou com o coração aumentado, gostaria de saber se posso andar de bicicleta normalmente, tendo em vista que descobri esse problema em dezembro de 2012 e sempre pedalei alguns quilometros e nunca passei mal, desde ja muito obrigado.

    Post a Reply
  17. doutor eu tenho broquei de ramo esquerdo vou passar por uma cirrurgia da visicula eu posso tomar nestegia geral

    Post a Reply
  18. Através de exame eletrocardiogrmama tive resultado de Bloqueio do ramo direito, e esse exame é para concurso publico, agora estou preocupada em perder a vaga e ainda ter que fazer procedimento cirúrgico, será que tenho algum problema grave..?

    Post a Reply
  19. Dr. bom dia, gostaria de parabeniza-lo pela presteza a todos, enfim venho tentando descobrir uma parada de ar que tenho durante alguns segundo acordado, e realizei os seguintes exames eletrocardiograma em repouso e deu heme-bloqueio do véntriculo esquerdo, elétrocariograma em alguns normais em outros prolapso da vauvula anterior a mitral, angio tomografia de coronária com escore de calcio normal, teste de esforço normal, e tenho essa paradas de ar repentinas e não sinto dor nehuma só a parada, se não for muito incomodo gostaria de uma reposta sua, ressalto ainda que sou hipertenso, 39 anos de idade, um grande abraço e muito obrigado

    Post a Reply
  20. desculpe Dr. ecocardiograma em alguns normais e em outro prolápson do folheto anterior a mitral

    Post a Reply
  21. meu filho fez um eletro

    Post a Reply
  22. Paciente que possue bloqueio completo em ramo esquerdo durante o teste ergomético, existe alguma medicação que ele nao pode usar em hipotese alguma?

    Post a Reply
  23. ola doutor!!!gostaria de saber se existe algum sintoma de BRE pois no exame de eletro da minha irma foi diagnosticado BRE e ela sempre teve muita dor de cabeça e a dois meses ela começou a ter muita dor no peito entao foi consultar um clinico geral e ele pediu esse exame. E se o paciente pode chegar ao nivel de precisar de algum tipo de cirurgia? parabens por esse blog eh bom ter pessoas como o senhor nesse mundo. obrigado e ate logo!!!

    Post a Reply
  24. Dr. me tire uma dúvida, a 2 anos atrás descobrir que tenho BRD ao fazer ECG agora fiz novamente e consta além do BDR o bloqueio divisional anterior superior esquerdo eu passo a fazer parte de algum grupo de risco?

    Post a Reply
  25. Olá doutor, boa tarde!
    Doutor, primeiramente quero parabeniza-lo pelo grandioso trabalho que vem realizando a todos nós que nos preocupamos com essa máquina tão importante que é o nosso coração.
    Doutor fiz uma ablação dia 18/07/2013 logo após o médico disse que eu estou totalmente curada e que não tenho mais nada.
    o que esta acontecendo é que sinto os mesmos sintomas não mudara nada, nada mesmo o cansaço é o mesmo as palpitações são as mesmas, a sensação de peso no peito continua.
    ao retorno da cirurgia me garantiu que eu estava curada. porém lhe falando do que eu estava sentindo me falou que eu estava ansiosa e que eu não tinha nenhum problemas no coração pois a cirurgia tinha sido um sucesso. Só que passando mal no consultório pediu que eu realiza-se um RX tórax e um ECG com urgência, o técnico do EGC fez o exame por 3vezes e deu a mesma cosa a médica que me atendeu no pronto socorro me falou a mesma coisa e quando eu voltei nele o mesmo me informou que eles não eram especialista no caso e que eu estava muito bem.
    Porém me pediu um Holter 24 hrs. exames de sangue, rx, eco com doopler, eletrocardio. tudo com urgência depois do ECG feio no hospital pós consulta de retorno. Levei meus exames a outro médico e o mesmo me pediu que procura-se outro profissional.

    Pois todos os ECG estão dando a mesma coisa.

    Post a Reply
  26. ola dr. Leonardo, tenho bloqueio de ramo esquerdo, gosto de beber moderadamente nos finais de semana, isso pode ou não?

    Post a Reply
  27. doutor tenho um bloqueio completo do ramo esquerdo e uma sobrecarga atrial esquerda e agora uma insuficiência cardíaca e hipertensa,com tratamento correto posso melhorar.

    Post a Reply
  28. ola douto trabalho com mecanica carro pequeno pego muito peso desculbri q tenho esse bloqueio jogo bola e nao sinto nada disso so quando estou pegando peso que meu peito doe muito fiz exame vi q nao posso exerce essa funçao sera que jogar bola tambem eu nao posso

    Post a Reply
  29. DR. com o BRE posso fazer academia?

    Post a Reply
  30. Dr me chamo Roberto tenho BRE fiz o teste ergometrico e conbstatou que a minha pressão arterial eleva-se com esforço

    Post a Reply
  31. Olá Dr. minha cardiologista identificou que tem BRE 1º, vou fazer o ecocardiograma para saber o motivo, estou sentindo também uma ri timia (um batimento estranho) passei a anotar os momento que isso acontece, tem 10 dias que estou monitorando e isso acontece em media 15 a 17 vezes por dia, isso é normal?

    Post a Reply
  32. Boa noite,
    Qual a importância do aparecimento de um BCRE de novo num doente?

    Post a Reply
  33. Dr.Leonardo, observando vossas avaliações parabenizo-o, contudo fiz diversos exames, entre eles eletrocardiogramas, ecocardiograma, esteira (esse a médica disse que não havia necessidade), e por último holter 24 hrs, o qual deu o seguinte resultado;
    ritmo sinusal, condução atrioventricular normal, bloqueio de ramo esquerdo, atividade ectópica ventricular rara e atividade ectópica atrial frequente, e diante o exposto gostaria de análise do senhor. Tenho 63 anos,fumante,sedentário,contudo caminho bastante e não sinto nenhum sintoma indesejavel.

    Post a Reply
  34. doutor tenho o coração inchado e agora deu q eu tenho BRE 3 grau,isso pode agravar a minha doença

    Post a Reply
  35. Bom Dia Doutor Leonardo
    Tenho bloqueio de ramo esquerdo com insuficiência mitral e aórtica de grau moderado e minha idade é de 39 anos. Já sou acompanhada por uma cardiologista na minha cidade, porém ela não esclarece muito as coisas, se remete mais apenas ao diagnóstico e medicação, por isso fico com muitas dúvidas.
    Gostaria de lhe perguntar se posso fazer exercício físicos?

    Post a Reply
  36. Dr
    Eu tenho bloqueio r esqueredo
    Fiz envocatdiograma deiu ipetrofia dilatacao de gral leve
    Fix sitilagrafia nao deu nada pressao arterial
    Hoje fasso udo de carvedilo de 25
    E remalapril minha fracao enjecao deu 38

    04aid nao teu sitoma nenhum

    Post a Reply
  37. Dr. Fiz um eletro, e o resultado foi “Bloqueio Completo do Ramo Esquerdo”.
    Nos dois ultimos anos perdir 2 primos na mesma idade em que estou(42 e 46anos). Tenho 46 anos. Essa doença pode ser ereditaria? Ando sentindo um sufocamento quando ando(caminho)o coração bate mas acelerado e o sufocamento chega a ao pescoço, sinto que vou morrer sufocada neste momento, peço esclarecimento a respeito deste sufocamento!?!
    Levando em consideração que minha pressão é sempre alta (20,12 – 18,14 etc.)
    Me preocupo pois meu pai tambem faleceu de ataque cardiaco fuminante.
    Grata!

    Post a Reply
  38. Doutor;
    minha mãe tem um bloqueio na divisão antero superior esquerda,essa condição pode ser proveniente de doença de Chagas?
    O que quer dizer doença de Chagas no sangue;tem como a chagas estar presente só no sangue e não no coração??
    Agradeço a sua atenção

    Post a Reply
    • Olá, Renata.
      Algumas vezes só o exame de Chagas fica positivo e não há nenhuma menifestação da doença, isso ocorre com alguma frequência.
      Abraços.

      Post a Reply
  39. Boa Noite Dr. Leonardo.
    Meu marido fez um eletrocardiograma para uma cirurgia de implantes dentários, e o resultado foi Bloqueio do Ramo Direito, gostaria de saber se é grave, se ele pode tomar anestesia geral sem problemas?
    Obs.: Esse exame foi pedido pelo cirurgião de implantes.
    Essa cirurgia deve ser feita em hospital e está marcada para dia 17 de maio próximo!!!

    Obrigada!
    Maria Herminia

    Post a Reply
  40. Olá, Dr Leonardo.

    Fiz o ecocardiograma, esteira, holter 24hs,o que mede pressão 24hs e exame de sangue (chagas negativo).
    Nos exames não deram nada, estava tudo tranquilo. A doutora disse que tinha um bloqueio. Agora não sei se e esquerdo ou direito e nem se e completo ou parcial. Ela me disse que não precisava me preocupar com isso, pois, nos exames que fiz não constava nada. será que posso ter nascido com isso?

    Post a Reply
    • Olá, André.
      Imagino que o bloqueio deve ser direito, pois ela pediu exame de D.Chagas…
      Mas, se os exames foram normais e a médica está DESpreocupada, isso é bom para você.
      É possível, sim, que você tenha nascido com isso.
      Abraços.

      Post a Reply
  41. Olá Dr. Leonardo, minha mãe fez um eletrocardiograma, e deu que ela tem um BRE grau 3, o medico falou pra ela não se preocupar pq não é nada, mas eu achei estrabho pq ele não pediu nenhum exame complementar pra ver se tem alguma doença causando esse bloqueio. Devo procurar outro cardiologista?

    Post a Reply
    • Olá, Tânia.
      Normalmente os médicos fazem avaliações complementares quando encontram um BRE.
      Entretanto, sendo um paciente já conhecido, alguns colegas não solicitam mais exames… Ele te examinou, escutou o coração e terá melhores condições que eu para opinar.
      Se deve procurar outro cardiologista? Sugiro que volte no seu médico e discuta isso com ele…
      Abraços.

      Post a Reply
  42. Fui diagnosticado com BRE. Isso mim torna incapaz para o trabalho e atividades físicas? Seria necessário algum tratamento?

    Post a Reply
    • Olá,
      Não, o BRE, por si, não impede o exercicio físico…
      O importante é o seu médico fazer uma avaliação completa e julgar se por traz desse BRE há alguma doença que o impeça de fazer exercícios.
      Abraços.

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. ADRV – Alterações difusas da repolarização ventricular: isso é grave? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] – se estiver, não há contra-indicações para o trabalho. Fato semelhante ao que ocorre no BRE (bloqueio do ramo …
  2. ADRV – Alterações difusas da repolarização ventricular: isso é grave? | Sopro no Coração - […] – se estiver, não há contra-indicações para o trabalho. Fato semelhante ao que ocorre no BRE (bloqueio do ramo …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>