Potássio baixo, isso é grave?

potassio Potássio baixo, isso é grave?Uma das principais causas de arritmia cardíaca é a baixa do potássio, um eletrólito que está em nossa corrente sanguínea e que traz sérias consequências para o coração. Veja as consequências deste problema.

COMO O POTÁSSIO ATUA NO CORAÇÃO?

O potássio (símbolo K) atual estabilizando as células cardíacas e promovendo um ritmo cardíaco adequado e equilibrado.

POTÁSSIO ALTO CAUSA ARRITMIA?

Sim, os níveis elevados de potássio no sangue aumentam muito a possibilidade de arritmia cardíaca. Durante uma avaliação e um check-up médico, é muito comum e importante realizar a medição sanguínea do potássio.

POTÁSSIO BAIXO CAUSA ARRITMIA?

Da mesma forma, o potássio baixo no sangue pode causar arritmias cardíacas graves. Como cardiologista, já tive alguns pacientes que apresentaram sérias arritmias no coração devido à queda de potássio no sangue.

  • Taquicardia ventricular: esta, uma das mais graves, provocam um mal súbito e um colapso cardíaco grave que pode levar à morte, se não for feito um tratamento rápido.
  • Fibrilação atrial (FA): um distúrbio agudo no ritmo do coração – que não costuma provocar a morte mas incomoda bastante ao paciente. Há situações em que pode instabilizar bastante a pressão sanguínea e o paciente pode necessitar de uma cardioversão elétrica (um choque no peito). O choque também pode ser feito como uma primeira tentativa de eliminar a FA, o que costuma ser bastante eficaz.

POTÁSSIO BAIXO CAUSA PROBLEMAS CARDÍACOS?

Veja bem, o Potássio baixo ou alto provoca arritmias agudas, rápidas e algumas vezes, fatais. Entretanto, depois que os médicos tratam a arritmia e corrigem a falta ou a elevação do potássio no sangue, o paciente costuma voltar á sua normalidade.

O paciente deve, entretanto, fazer um acompanhamento dos níveis de potássio no sangue regularmente para detectar novas elevações ou quedas.

A alimentação rica em potássio é uma opção para pacientes que apresentaram baixa dos níveis de potássio, como banana e verduras verdes.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico cardiologista, CRMMG; 33.669, Mineiro, graduado na UFMG, turma de 1999. Adora medicina e gosta de contribuir com Posts e Temas relacionados à cardiologia e à saúde Cardiovascular, Alimentação saudável e Exercícios eficientes.

Share This Post On

15 Comments

  1. DR. Leonardo gostaria de tirar uma duvida, se uma pessoa tem problemas no coraçao e nao esteja sabendo e tomar o remedio atenolol, pode levar a morte? um avc ou parada cardiaca por exemplo?

    Post a Reply
    • Olá, Edinete
      Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Para melhores orientações, consulte o seu médico, ok?
      Fico feliz com todas as participações e passarei a responder as perguntas com atualizações dos posts e pela publicação de novas matérias; não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; Assim, evitaremos respostas repetidas e estaremos mais alinhados às orientações do Conselho de Medicina
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
    • Olá,
      Fico feliz e Obrigado pela participação, pois é muito importante para direcionar novos posts.
      Seguindo as às orientações do Conselho Federal de Medicina, não estarei respondendo diretamente as perguntas nos comentários; faremos novos posts relacionados ao tema ou atualizaremos os posts prévios.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  2. Ola Dr. meu pai acaba de fazer um exame e descobriu que esta com baixo potassio , como devemos proceder , na parte de alimentação , precauções que devemos ter com ele , cuidados entre outros .

    Post a Reply
  3. ola dr faz uns 3 meses que estou sentindo umas palpitaçãoes no meu coração e uma falta de ar , não bebo , e naõ fumo, fiz um ecocardiograma e o laudo foi refluxo valvar mitral discreto , e refluxo valvar tricuspide discreto , dr sera isso que está me dando palpitacãoes no coração pois me sinto muito mal só conseguir consulta so para maio .Há posse continuar fazendo atividades fisicas.

    Post a Reply
  4. Ola sou cardiaco e tenho muitas caibras devido ao diureticos e tenho muita arritimia cardiaca não posso deixar de tomar diureticos e também não posso aumentar meu potassio o que faço

    Post a Reply
  5. Dotor fas um tempo que to sentindo pontada e dores do lado esquerdo que ate acelera meu coraçao,o que pode ser mei itestino é preguiçoso fico as vezes 1 semana 9 dia sem ir ao banheiro,fiz um monte de isame de sangue nao deu nada.em 2010 fis do coraçao nao deu nada,agora sinto estas dores o que pode ser

    Post a Reply
  6. OLA DOUTOR, FIZ EXAMES DE SANGUE E DEU QUE ESTOU COM O POTASSIO 6,40 É MUITO ALTO, GOSTARIA DE UMA DIETA PARA CONTROLAR OS NIVEIS , VOU DEIXAR AKI O MEU EMAIL E AGUARDO A RESPOSTA

    Post a Reply
  7. Dr. Leonardo Alves minha avo esta internada e o potássio dela esta baixando ela esta tomando bolsa de potássio mais mesmo assim esta baixando que doença pode ser que o medico dela não sabe explicar.

    Post a Reply
  8. olá doutor,meu cardiologista,me disse que meu potássio,esta um pouco baixa,mas disse que esta tudo oquei,mas não me recom endou oque devo comer,que tipo de frutas ou verdura ajudaria!obrigado !

    Post a Reply
  9. Ola!! Gostaria de saber o que posso comer para melhorar meu potassio hoje esta 1.9 normal 3,2 por que tomei muito furosemida parei de vez estou tomando comprimido cloreto de potassio 600 miligramas + FRUTAS consigo normalizar o meu potassio, estou preocupado obrigado

    Post a Reply
    • Olá,
      Coma alimentos verdes escuros como couve, espinafre; além de laranja e banana…
      Mas é FUNDAMENTAL você receber uma orientação/prescrição do seu médico – o mais rápido possível, pois o valor está muito baixo.
      Abraços.

      Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>